port matematica
1. (UFRJ) O bloco 1, de 4 kg, e o bloco 2, de 1 kg, representados na figura, estão justapostos e apoiados sobre uma superfície plana e horizontal. Eles são acelerados pela força horizontal F, de módulo igual a 10 N, aplicada ao bloco 1 e passam a deslizar sobre a superfície com atrito desprezível.
A intensidade da força F12 exercida pelo bloco 1 sobre o bloco 2 vale:
b) 2 N
2. (Uniube-MG) A figura abaixo mostra uma mola de massa desprezível, constante elástica k e comprimento natural de 2 cm em três situações distintas de equilíbrio estático.
Nas situações I, II e III a mola está com o seu comprimento natural de 2 cm, 3 cm e 4 cm respectivamente. De acordo com as situações I e II, pode-se afirmar que a situação III ocorre somente se:
c) P2 = 18 N
3. (UFAL) Um plano perfeitamente liso e horizontal é continuado por outro áspero. Um corpo de massa 5,0 kg move-se no plano liso onde percorre 100 m a cada 10 s e, ao atingir o plano áspero, ele percorre 20 m até parar. Determine a intensidade da força de atrito, em newtons, que atua no corpo quando está no plano áspero.
a) 5
4. (UFOP-MG) Os vetores velocidade ( vr ) e aceleração ( ar) de uma partícula em movimento circular uniforme, no sentido indicado, estão melhor representados na figura:
b)
5. (FUC-MT) Um ponto material percorre uma circunferência de raio igual a 0,1 m em movimento uniforme de forma, a dar 10 voltas por segundo. Determine o período do movimento.
d) 0,1 s
6. (ITE-SP) Uma roda tem 0,4 m de raio e gira com velocidade constante, dando 20 voltas por minuto. Quanto tempo gasta aproximadamente um ponto de sua periferia para percorrer 200 m:
b) 12,5 min
7. (Cesupa-PA) Para preparar um remédio, um farmacêutico necessita de 32 g de uma solução líquida. Como sua balança está avariada, ele verifica em uma tabela que a densidade da solução é 0,8 g/cm3 e, recorrendo a um simples
cálculo,