ligaçõea Químicas
1323 palavras
6 páginas
SumárioLigações Químicas
1-Introdução
Ligação química: É qualquer interação que leve à associação de átomos em moléculas, íons, cristais e outras espécies estáveis que compõem as substâncias comuns. Um conceito-chave na discussão da ligação química é o de molécula. Uma propriedade das moléculas que pode ser prevista com um grau razoável de sucesso para uma ligação química é sua geometria. Surgem dai os três tipos comuns de ligações químicas: iônicas, covalentes e metálicas.
2. Ligação iônica ou eletrovalente
É a força que mantém os íons unidos, depois que um átomo entrega definitivamente um, dois ou mais elétrons a um outro átomo. A ligação iónica forma-se a partir de iões. Os metais têm tendência de formar iões positivos e os não-metais iões negativos. Estes iões uma vez formados passam a sofrer forças de natureza electrostática e atraem-se de modo a formar a ligação iónica. Propriedades das substâncias iónicas: têm pontos de fusão muito elevados; são duras e quebradiças; não conduzem a corrente eléctrica no estado sólido; em solução aquosa ou quando fundidas são boas condutoras da corrente eléctrica.
Eletrovalência: é a carga elétrica dos íons.
A ligação iônica ocorre: (metais e não metais;)
Ex: Os átomos dos metais possuem 1,2 e 3 elétrons na sua ultima camada e estão dispostos a perde-los, já os átomos de não metais possuem 5, 6 e 7 elétrons na ultima camada e estão dispostos a receber elétrons para satisfazer a regra do octeto NaCl : 11Na 17Cl distribuição eletrônica Na (ultima camada) = 1é e Cl na (ultima camada) = 7é ligação química O átomo mais eletronegativo arranca os elétrons do de menor eletronegatividade.
átomo com facilidade para liberar os elétrons da última camada: metal
Um sólido metálico consiste num “arranjo” ordenado de átomos do elemento que forma