Custo total e trade-off
Em um mercado global cada vez mais competitivo, inovações e aperfeiçoamento de diversas técnicas se tornaram imprescindíveis para as empresas que desejam manterem-se inseridas competitivamente dentro do mercado. A logística é uma área da administração que se refere à armazenagem, estocagem, transporte e distribuição. De acordo com o CLM. - Council of Logistics Management, podemos conceituar a Logística como:
"Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo de armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.” (CLM - Council of Logistics Management. 2010)
Devido à sua abrangência, a logística é responsável por grande parte dos custos de uma empresa, por isso seu estudo e entendimento são de extrema importância e complexidade para alcançar os objetivos de uma organização. Por isso, a logística deixou de ser uma atividade para se obter apenas vantagem competitiva, e pode-se dizer que é um conjunto de procedimentos para se alcançar uma eficiência operacional e influenciar diretamente às decisões estratégicas e gerenciais da empresa.
A sincronia dos procedimentos logísticos é uma estratégia empresarial de extrema importância, pois é através dela que a empresa consegue reduzir os custos que podem impactar diretamente no capital da empresa e até baratear os produtos comercializados, além de interferir no serviço de atendimento, pois os ajustes desses procedimentos podem aumentar a satisfação dos clientes com relação à entrega, transportes e distribuição de mercadoria.
O termo trade-off, apesar de ter origem na economia, é também muito utilizado na logística e afeta diretamente os custos totais, pois é referente às decisões estratégicas que os gestores deverão tomar para atingir determinados objetivos ainda que as ações pertinentes às decisões gerem outras conseqüências.