Principais trade offs da logística
Módulo: 4 Atividade:
Título:
Aluno: Aparecido de Jesus Proença
Disciplina: Administração de Operações e Logística Turma: 10
Introdução
Fatores ligados a logística fazem com que as empresas se tornem mais competitivas e produtivas e com isso investimentos são realizados constantemente na busca de melhorias neste setor.
Transporte é o que mais gera gasto para a empresa e assim ela busca na estocagem de matéria-prima o caminho que a leva para obter menores gastos. Nem sempre isso é real, levando por muitas vezes a gastos significantes e ainda a fortes impactos aos clientes ou consumidores finais, seja ele com a falta de produto no mercado ou o alto valor disto agregado ao produto final.
É por este motivo que as empresas estão se reestruturando e contratando profissionais capazes de diminuir estes impactos nas operações logísticas.
Mostrarei abaixo casos que são vivenciados freqüentemente no mercado e que já causaram fortes impactos a muitas empresas de diversos segmentos.
Principais trade-offs que afetam o custo total logístico
Os principais trade offs do transporte estão relacionados ao estoque e ao serviço ao cliente. Este trabalho tem por objetivo analisar os principais trade offs que afetam o custo total logístico considerando os aspectos da função transporte no que diz respeito ao estoque e ao serviço ao cliente. Na relação transporte e estoque percebe-se que as empresas desejam menor estoque com maior número de entregas, o que aumenta os custos de produção e o transporte. O trade off entre transporte e serviço ao cliente refere-se especialmente à pontualidade e flexibilidade exigidas pelo cliente. No mercado globalizado e com clientes sempre exigentes as empresas estão constantemente em busca de melhorias visando serem mais competitivas, reduzindo custos e otimizando suas atividades para assim obterem a confiabilidade e a satisfação do consumidor.
Atualmente uma atividade que está em destaque no mundo