PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS”
1) Quais suas percepções sobre o conceito de trade-off logístico. Há relação da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais sob a ótica de Rede? Comente.
R: Trade-off ou tradeoff é uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como "perde-e-ganha".
Trade-off na Logística
Na logística, um trade-off implica um custo para uma determinada empresa, porque tem que investir para melhorar vários aspectos do negócio (como equipamentos, formação de trabalhadores, melhorar as estruturas e os transportes, etc.). Apesar disso, esse trade-off vai compensar no médio e longo prazo, porque vai possibilitar o crescimento da organização e o aumento da sua lucratividade.
Sobre a ótica de rede outra maneira de abordar a oportunidade do planejamento logístico é observá-lo como uma rede abstrata de ligações e nós.
As ligações da rede representam a movimentação de mercadorias entre os vários pontos de estocagem
Pontos (lojas de varejo, armazéns, fábricas ou vendedores) – Nós.
É possível a existência de várias ligações entre qualquer elenco de nós, de maneira a representar formas alternativas de serviços de transporte, rotas diferenciadas e produtos também diferentes.
2) Explique os planejamentos: estratégico, tático e operacional sob a ótica da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais? Dê exemplos.
R:
Planejamento estratégico:
O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa e contribui na definição da visão, missão e valores da organização colaborando também com a concepção dos objetivos (metas), pois no planejamento estratégico, o mais importante é definir qual objetivo se pretende alcançar.
Como exemplo na área de transporte, podemos citar a seleção de modais.
Planejamento Tático:
O planejamento tático é aquele que faz a intermediação entre o nível estratégico e o operacional. Geralmente, o planejamento