A importância da busca da excelência logística
Atualmente, as empresas vivem em tempos de globalização, onde estão alocadas em um mercado de disputas, alta concorrência e competitividade, por isto, para se destacarem, necessitam apresentar diferencias frente aos seus clientes e envolvidos.
A logística, quando presente na empresa de forma a agregar valor ao cliente e otimizar os custos, pode ser vista com uma excelente opção de vantagem competitiva.
Custos de transporte, armazenagem, processamento de pedidos, estoques, compras e vendas são componentes logísticos. De forma a não comprometer a qualidade e buscando avaliar os elevados custos das organizações com as atividades logísticas, desenvolveram-se técnicas de custeamento e praticas de trocas compensatórias.
Nesta atividade será abordado o conceito de custo total e a prática de trade-offs, buscando a excelência logística, reduzindo seus custos e, consequentemente, a melhoria no nível de atendimento ao cliente.
Principais trade-offs que afetam o custo total logístico
Função transporte – estoque
Algumas empresas visam a redução de custos em suas operações logísticas, buscando a diminuição dos valores de cada componente isolado, porém esta pratica não garante o menor custo total, pois a intervenção em uma atividade única pode ocasionar no aumento de outros. É neste ponto que o trade-off é utilizado, ou seja, uma troca com compensação onde aumenta-se o custo em determinada área para beneficiar-se em outra.
O transporte, uma atividade que se destaca no mundo empresarial, envolve elementos fundamentais como o preço, a pontualidade de entrega, condições físicas dos produtos entregues, entre outros.
Já a necessidade de estoque de uma empresa depende, diretamente, do sistema logístico por meio do qual o estoque de matéria prima, de seus componentes, dos produtos em fabricação e acabados, serão disponibilizados no local certo, no tempo preciso e ao menor custo possível.
As empresas necessitam conhecer muito bem a possibilidade de