Planejamento Estrategico
Daniela Gartner
Prof.ª Silvana da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD02320) – Prática do Módulo V
06/05/2014
RESUMO
O presente trabalho busca apresentar uma visão macro da Logística Empresarial. Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem para o nível estratégico da empresa, incluindo todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações, porém para que seja gerenciada de forma integrada, a logística deve ser trabalhada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o intuito de atingir um objetivo comum. A tentativa de otimização de cada um dos componentes isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema, ao contrário, leva a subotimização, normalmente conhecido como trade-off, ou seja, o princípio das compensações, ou perdas e ganhos.
Sendo assim apresentarei as principais implicações da logística, proporcionando uma base conceitual para integração e competência central na estratégia empresarial.
Palavras-chave: Logística. Planejamento. Informação.
1 INTRODUÇÃO
A logística teve sua interpretação inicial ligada a estratégia militar, quase equivalente a filosofia de guerra, quando estava relacionada à movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários.
A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se da hoje em atendimento as necessidades dos clientes. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possam vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrentar as realidades e