Supply Chain
Sistema de medição de desempenho e a definição de indicadores de desempenho para a área de logística
Danilo Hisano Barbosa (EESC/USP) hisano@sc.usp.br
Marcel Andreotti Musetti (EESC/USP) musetti@prod.eesc.usp.br
Juliana Sayuri Kurumoto (UNIVEM) sayuri.juliana@gmail.com
Resumo: A logística vem exercendo um papel fundamental no processo de expansão das empresas e de suas cadeias de valor no atual cenário mercadológico. Assim, torna-se um fator determinístico de competitividade, a definição de suas performances no mercado e a medição do desempenho logístico, ferramenta essa, de grande valia para as organizações que buscam à Logística de Classe Mundial. Partindo dessa visão, o presente artigo tem por objetivo estudar o assunto em foco, realizando uma revisão conceitual em cima dos termos logística, sistema de medição de desempenho e indicadores de desempenho logístico, mostrando a inter-relação, contribuição e a importância destes para a criação de uma estrutura de excelência em logística.
Palavras-chave: Logística; Integração logística; Sistema de medição de desempenho;
Indicadores de desempenho.
1. Introdução
A relação entre indicadores de desempenho e os programas de qualidade que promovem uma estrutura de excelência em logística é evidente no atual mundo competitivo, sendo um alvo muito visado pelas organizações. Assim, de um lado, se têm indicadores de desempenho essenciais a excelência, e do outro, programas de qualidade que são ferramentas que se utilizam desses indicadores na busca de um alto desempenho logístico.
Sabe-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes em termos de prazo, preços e serviços e é nesse último fator, que a logística emerge como estratégia criadora de valor, melhorando a confiabilidade na entrega, reduzindo tempos, mantendo baixos níveis de estoques, entre outros. Esses valores são percebidos pelos clientes em função dos benefícios
que