Supply Chain
Resumo Analisando o modelo referência SCOR (Supply Chain Management Operations Reference), tendo sido construído no intuito de analisar, representar, e configurar a Supply Chain, os pilares básicos são: produzir, abastecer, planejar e entregar, na intenção de padronizar os processos ao longo da cadeia de suprimentos. Vamos analisar a produção relacionada a esta cadeia, utilizando como termo a palavra SCOR, 150 artigos foram encontrados, mas somente 61 artigos obedecem ao critério de seleção, o qual incluídos neste. Foram estudados: metodologia, autores, ano de publicação, periódico, tipo de estudo, tipo de cadeia de suprimentos que foram estudadas ao longo desses anos e seus principais temas abordados.
No resultado, o ano de 2009 apresentou:
1. maior número de publicações, 16% no total;
2. 57%, com o método de pesquisa mais utilizado sendo o estudo de caso;
3. Representando 28% a gestão de desempenho foi o modelo da cadeia mais investigado;
4. E o tema principal ficou entre “desempenho”, “gestão do conhecimento” e “framework e modelo”.
Desse modo, conclui-se, que os estudos à SCOR estão abordando temas relevantes e atuais, porém ainda necessitam de maiores pesquisas para unificar os conceitos voltados sobre esse tema. Palavras-chave: SCOR, Modelo de Referência SCOR, Supply Chain Management
Operations Reference, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão verde da cadeia de suprimentos, Bibliomentria, Categoria de produção e continuidade, Green Supply Chain Management.
1 INTRODUÇÃO A tradicional competição no mercado onde as organizações competiam individualmente tem sido complementada pela competição entre cadeias de suprimentos (SRAI; GREGORY, 2008).
Os conceitos de cadeia de suprimentos e gestão da cadeia de suprimentos têm sido configurados como meio de tornar ou manter as empresas competitivas em um ambiente global desafiador (COOPER; ELLRAM, 1993).
O termo gestão da