Supply Chain
Anos 60,90 e atuais:
A primeira era, denominada “do campo ao mercado”, teve seu início situado na virada para o Século XX, sendo a economia agrária sua principal influência teórica. A principal preocupação, no caso, era com questões de transporte para escoamento da produção agrícola.
Rotulada de “funções segmentadas”, a segunda era, estendendo-se de 1940 ao início da décadade 60, sofre grande influência militar. Não é por acaso que o próprio termo “logística” tem raízes na movimentação e na garantia de abastecimento das tropas nas guerras. O pensamento logístico estava voltado, aqui, para a identificação dos principais aspectos da eficiência no fluxo de materiais, em especial as questões de armazenamento e transporte, tratadas separadamente no contexto da distribuição de bens.
A terceira era, denominada de “funções integradas”, vai do início da década de 60 até os primeiros anos da década de 70. Como seu nome indica, trata-se do começo de uma visão integrada nas questões logísticas, explorando-se aspectos como custo total e abordagem de sistemas. Pela primeira vez, o foco deixa de recair na distribuição física para englobar um espectro mais amplo de funções, sob a influência da economia industrial. Neste período que se presencia o aparecimento, tanto no ensino quanto naprática da logística, de um gerenciamento consolidado das atividades de transporte de suprimentos e distribuição, armazenagem, controle de estoques e manuseio de materiais.
A era seguinte, estendendo-se do início dos anos 70 até meados dos anos 80, corresponde ao
“foco no cliente”, com ênfase na aplicação de métodos quantitativos às questões logísticas.
Seus principais focos são as questões de produtividade e custos de estoques. É exatamente
neste período que se irá identificar uma intensificação do interesse pelo ensino e pesquisa da
Logística nas escolas de administração.
A quinta era, que vai de meados da década de 80 até o presente,