china economia e industria
A China é um país de economia planificada, isto é, controlada pelo estado segundo os princípios socialistas. Com a morte do presidente Mao Zedong (Mao Tsé-tung), a economia passou por um processo de modernização e liberalização, visando mais eficiência e melhor aproveitamento dos recursos.
O novo regime instaurado em 1949 procurou transformar a sociedade e a economia com a socialização dos bens básicos: a terra, a indústria e as fontes de energia. Eliminada a propriedade privada dos meios de produção, o objetivo seguinte foi o desenvolvimento produtivo e a industrialização, contando apenas com os recursos internos. Isso se realizou com a planificação da economia a médio prazo e com os planos qüinqüenais.
Contudo, a partir de 1978, pouco depois da morte de Mao Zedong, apolítica econômica tomou novo rumo, cujo objetivo prioritário era modernizar o país. Deixou-se de lado o mito da auto-suficiência econômica e intensificaram-se as trocas comerciais com o Japão, a Europa e os Estados Unidos. Além disso, houve mudanças no sistema de gestão industrial e o sistema de comunas camponesas foi complementado com a criação de pequenos lotes privados.
Industria chinesa
A partir de 1842, o antigo artesanato chinês (tecidos, cerâmica,cristal) começou a ser complementado por uma indústria moderna queesteve em mãos de estrangeiros (ingleses, russos e japoneses) até arevolução de 1949.
Desde o começo, o regime revolucionário se propôs converter a China numpaís industrial. Nos primeiros dez anos, o apoio técnico e financeiroda União Soviética permitiu um vertiginoso desenvolvimento industrial,interrompido em princípios da década de 1960, com o fracasso do chamado"grande salto para a frente" e o fim da ajuda soviética. Mesmo assim,em 1970 a produção industrial havia triplicado em relação à de 1949: aChina tornara-se o país mais industrializado do Terceiro Mundo. Depoisda morte de Mao, e sobretudo a partir de 1978, observou-se uma claraevolução da