Atividades psf
Cada unidade realiza o agendamento de Primeira Consulta Programada. A periodicidade varia de 30 a 45 dias para o agendamento, de acordo com a realidade de cada população e cada equipe. Entende-se que cada realidade é única, dessa maneira é respeitado o contexto de cada comunidade. Levam-se em consideração o número de pacientes com tratamento concluído naquele mês, as férias dos profissionais e a capacidade de atendimento diário da equipe.
Orientações quanto à saúde bucal e sua importância para a saúde integral do individuo são realizadas na primeira consulta e durante o tratamento conforme a necessidade. Enquanto aguardam atendimento, os usuários também recebem informações sobre os mais variados assuntos, pertinentes à saúde.
Para os grupos prioritários o agendamento de tratamento odontológico não tem um dia específico e é realizado conforme a demanda. São eles: gestantes, crianças até 10 anos, idosos e pacientes com necessidades especiais. Pacientes que necessitam de cuidados especializados tem seu atendimento garantido através de encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.
DEMANDA ESPONTÂNEA
Casos de urgência são acolhidos e atendidos conforme a demanda, em todas as unidades de saúde, todos os dias úteis da semana. O município conta ainda, com atendimento de urgência após as 18 horas, na unidade central de saúde.
VISITA DOMICILIAR
Realizada pelas Equipes de Saúde da Família, objetivando chegar até os usuários que estão, permanente ou temporariamente, impossibilitados de comparecer a unidade de saúde. É o caso de idosos, cadeirantes e acamados. Durante as visitas é possível conhecer o contexto do paciente, quem são seus cuidadores, a forma de proceder destes, bem como orientá-los e supervisionar os cuidados.
BUSCA ATIVA
Busca de pacientes, que por algum motivo abandonaram o tratamento odontológico, auxiliados pelas agentes comunitárias de saúde (ACS), as quais retornam