O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA COMO PROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA.
AUTORES: TAVARES, Adriano Nunes, PINTO, Ricardo Figueiredo.
OBJETIVO:
O objetivo é descrever as possíveis influências do professor de Educação Física para a qualidade de vida e saúde da comunidade, através das políticas públicas. O Programa Saúde da Família (PSF) é a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF), e vem fugindo do modelo assistencialista, orientado para a cura de doenças. Atividade física, em especial contribui para um estilo de vida saudável, minimizando os fatores de riscos que acometem a população (sedentarismo) tornando-se uma medida preventiva contra patologias, sendo assim o profissional professor de educação física é uma peça fundamental no PSF.
1- O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF).
Segundo TAVARES e PINTO, A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi criada pelo Ministério da Saúde em 1994, ela prioriza as ações de proteção e promoção à saúde das famílias. O Programa Saúde da Família (PSF), é orientada para a cura de doenças por meio de tratamento individualizado a equipe vai às casas das pessoas, vê de perto a realidade de cada família, ele propõe a reorganização deste modelo, visando à integralidade da atenção à saúde e garantindo uma vida melhor.
2- A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Segundo TAVARES e PINTO, O professor de Educação Física pode ser incluso no PSF por apresentar uma formação generalista, que supõe o domínio de teorias que permitam ao profissional atuar, ampliando sua visibilidade social e acadêmica com vários campos de intervenção dos profissionais pertencentes à mesma, de ministrarem e orientarem atividades físicas e esportivas.
3- ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE.
Segundo TAVARES e PINTO, O professor de educação física atuaria no PSF para prescrever atividade física e exercícios físicos voltados para o benefício da saúde do indivíduo. Essas atividades incluem o trabalho,