Custo padrão
Este trabalho tem como objetivo discorrer de forma breve o custo padrão, determinando o conceito, características e exemplificação.
O custo padrão é utilizado no mundo dos negócios por ser uma forma eficaz, para se fazer um adequado planejamento, controle e o gerenciamento dos custos de produção e aquisição de bens e serviços.
O objetivo do custo padrão é fixar uma base para comparar o real e o que deveria ter ocorrido analisando as variações.
Esse tipo de custo poderá ser considerado aceitável se for revisado e reajustado periodicamente sempre que houver alguma alteração relevante quanto aos custos dos materiais, salários ou processos de fabricação de modo que venha impactar as condições correntes da organização.
Foi utilizado um exemplo prático para melhor compreensão do assunto abordado.
Conceito, características e vantagens
O custo padrão é predeterminado para a produção de certa quantidade de unidades de um determinado produto, ou seja, é um planejamento do custo do produto ocorrido em condições de operação corrente ou futuras. “O custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes, com validade para determinado espaço de tempo” (Dutra, 1992, p. 166).
Existem variações entre o custo real e o custo padrão podendo ser de material, de mão de obra, ou de custos indiretos de fabricação e após a análise dessas variações se identificarão as causas que permitirão corrigir os rumos atuais.
A empresa através do custo padrão pode incrementar o seu lucro sem aumentar o preço do seu produto fazendo a racionalização, aproximando o custo real do custo padrão.
Desse modo o custeio padrão indica o custo e o preço de compra e quantidade do insumo, que em seguida serão confrontados com o preço e consumo realizado. Fazendo essa análise será detectado se a quantidade ou custos estão distantes dos padrões, pois o objetivo em questão é descobrir e resolver as