CUSTO PADRÃO
TERESINA
2013
CUSTO PADRÃO
1. O que significa custo – padrão
O Custo-padrão ou custo standard, nada mais é do que uma previsão ou predeterminação dos custos reais que devem estar dentro de condições projetadas, servindo como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção.
É uma das técnicas para avaliar e substituir a utilização do custo real, independentemente se a empresa utilizar o método do Custeio direto ou Custeio por absorção, ela pode utilizar o conceito de custo-padrão, o qual se diferencia do custo real no sentido que ele é normativo, objetivo, proposto ou um custo que deseja alcançar.
2. Custo-padrão e custo-meta têm o mesmo significado?
Verifica-se, pelo estudo, que há diferenças no uso de um e outro instrumento de custo (custo-meta e custo-padrão), mas também existe uma relação entre ambos, que deverá ser considerada: a utilidade para fins de controle e redução de custos, mesmo que em momentos diferentes.
Portanto, embora a literatura técnica indique que, nas empresas onde o custo-meta foi implantado o custo-padrão tenha perdido a sua relevância, verifica-se que a importância deve ser dada para ambos os tipos de custo, se a empresa quiser implementar uma gestão estratégica de recursos.
3. Qual a diferença entre custo-padrão e custo-ideal?
O Custo-padrão baseia-se em estudos teóricos e em pesquisas e testes práticos. É pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Enquanto o Custo-ideal representa o custo de um produto que acontece sem nenhum desperdício, ociosidade, em condições ideais de produção, com os melhores equipamentos e recursos humanos e baseia-se somente em estudos teóricos, muitas vezes distanciados da realidade.
4. Qual a diferença entre o custo-padrão e custo-estimado?
O Custo-padrão é mais elaborado exige mais estudos para sua determinação, mais