Custo Padrão
1 Conceito
Segundo CREPALDI (1998), Custo Padrão é um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricação, levando-se em consideração as características tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preços dos insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta.
2 Modalidades de Custo Padrão
Categoricamente, o custo padrão assume diversas nomenclaturas. Tais modalidades são determinadas cientificamente, através de previsão ou até mesmo de pesquisas de avaliação do rendimento da produção.
O Custo Padrão Ideal é determinado da forma mais científica possível pelo setor de engenharia de produção, supondo condições ideais de qualidade dos materiais, eficiência de mão de obra, e considerando o mínimo de desperdício. Deve ser estabelecido como meta de longo prazo.
O Custo Padrão Estimado é estabelecido mediante projeção para o futuro, a partir de uma média dos custos observados no passado, sem qualquer preocupação de se avaliar se ocorreram ineficiências na produção.
O Custo Padrão Corrente decorre de estudos com fins de avaliar a eficiência da produção. As deficiências existentes que não podem ser sanadas pela empresa são relevantes, configurando objetivo de curto e médio prazo
Finalidades
A maior finalidade do Custo Padrão é o planejamento e controle dos custos. Sua fixação impõe a necessidade de levantamentos, em confronto posterior com a realidade, para apontar ineficiência e defeitos na linha de produção.
Propõe, então, fixar uma base comparativa entre o valor efetivo do custo e o valor que deveria ser. Não obstante, o efeito psicológico sobre o pessoal é outra grande finalidade do Padrão. Dessa forma, caso este seja estabelecido a partir de metas difíceis, mas alcançáveis, repercutirá em efeitos positivos. No entanto, se as metas forem inatingíveis, todo e qualquer esforço do quadro de pessoal nunca será satisfatório para o objetivo-fim, criando espírito psicológico