Custo Padrao
Profª.: Eliza Albuquerque
CUSTO-PADRÃO
1. INTRODUÇÃO
O principal objetivo de qualquer entidade, independente de sua forma de constituição, é de diminuir seus custos internos para só assim aumentar o lucro.
Assim, surge a necessidade da aplicação do custo-padrão, que é uma previsão ou predeterminação dos custos reais que devem ser, dentro de condições projetadas, servi de base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção.
Desta forma, o custo-padrão é uma das técnicas para avaliar e substituir a utilização do custo real. Independentemente de a empresa utilizar o método do Custeio direto ou Custeio por absorção, ela pode utilizar o conceito de custo-padrão, o qual se diferencia do custo real no sentido que ele é normativo, objetivo, proposto ou um custo que deseja alcançar.
O custo-padrão quando colocado em comparação com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação de desempenho no sentido de buscar o custo esperado, através de análises, além do que, o custo-padrão pode incorporar metas para realização de custos, pois é uma das técnicas para avaliar e substituir o custo real.
2. CONCEITO
É o custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.
É o custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricação, levando-se em conta as características tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preços dos insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta. Serve como parâmetro para controle dos custos reais e como instrumento para a empresa detectar suas ineficiências.
É o custo planejado para a produção de um bem.
É um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua