custo padrão
O custo padrão surgiu da necessidade de antecipação da informação de custos dos produtos, afim de que se tomasse uma decisão. O Valor que a empresa fixa como meta para o próximo período, difícil de ser alcançado, mas não impossível, é estimado com base em custos histórico havia necessidade muito grande de se encontrar uma forma de diminuir o desperdício durante o processo de produção.
1.1 CONCEITO DE CUSTO PADRÂO
O custo padrão é um sistema de custeio que pode ajudar muito nesse processo, pois determina metas eficientes atingíveis, estabelecidas antecipadamente para os custos das atividades que devem ser consumidas por produto. É o custo cientificamente predeterminado para a produção de uma única unidade ou um número de unidades do produto, durante um período específico no futuro imediato. Custo padrão é o custo planejado de um produto, segundo condições de operação correntes e/ou previstas.
1.2 TIPOS
Padrão Básico: É uma medida padrão pela qual se comparam tanto os desempenhos previstos como os reais. Pode comparar-se a um número índice, pelo qual se medem todos os resultados posteriores. Tal padrão não se modifica, a menos que se modifiquem os métodos de produção, ou outros componentes básicos importantes.
Padrão Corrente: É um padrão para um determinado período para certas condições e para certas circunstâncias. Tomam o lugar de um custo real e se endereça para os livros de contas e, mesmo, talvez, para os demonstrativos financeiros. Quaisquer variações entre custos reais e padrão são encaradas como lucros ou perdas, devido a eficiências ou ineficiências relativas.
2 OBJETIVO
O custo padrão tem como objetivo auxiliar o administrador com base em comparações sobre os custos ocorridos durante o processo de produção (custo real) e o que deveria ter ocorrido. Dessa forma, facilita o descobrimento de erros no processo de produção tornando possível o acerto ou a melhoria. O método do custo padrão consiste em: