El niño e la niña
El niño são alteraçoes significativas na temperatura que distribui na superficie do Pacifico de 12 a 18 meses, são tranformaçoes profundas no efeito do clima. Com esse eventos ocorre a Oscilaçao Sul que é a modificação do sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano, pode ser referido as vezes como OSEN (Oscilaçao Sul-El Niño), seu papel no aquecimento e resfriamento global, é uma área que esta em intensa pesquisa, mas ainda sem um consenso.
Na América do Sul o El niño foi reconhecido por pescadores, observaram as baixas capturas, á ocorrencia de temperaturas mais altas que o normal no mar, normalmente no fim do ano.
Durante um ano sem a existencia desse fenomeno os ventos alíseos sopram na direção oeste através do Oceano Pacífico tropical, originando um excesso de água no Pacífico ocidental, de tal modo que a superfície do mar é cerca de meio metro mais alta nas costas da Indonésia que no Equador.
Na costa ocidental da América do Sul, isto provoca a ressurgencia de aguas profundas, mais frias e carregas de nutrientes que alimentam o ecossistema marinho, promovendo imensas populaçoes de peixes. Mas ao ocorrer o El Niño,acontecete irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos, com uma média de 3 a 4 anos, os ventos sopram com menas força em todo centro do Oceno Pacifivo, resultando numa diminuiçao da ressurgencia de aguas profundas e na acumulaçao de aguas mais quentes que o norma na costa oentes da América do Sule , consequentemente, na diminuição da produtividade primaria e das populaçoes de peixes.
Esse fenomeno interfere no clima, de todo o pacifico equatorial, pois na América do sul ocore chuvas excepcionais e na Indonésia e Austrália a seca, por causa das massas de ar quante e úmidas acompanhadas de agua mais quente. Pensa-se que este fenomeno é acompanhado pela descolação de massas de ar a nivel global, provocando alteraçoes do clima em todo o mundo, como por exemplo: El niño durante um ano, o inverno é mais quante que a