Custo meta
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS
CUSTEIO META (TARGET COST)
SANTO ANDRÉ
2012
INTRODUÇÃO
Com o constante crescimento da concorrência empresarial, para crescer e manter-se no mercado, as empresas necessitam focar no que se refere aos custos.
Diante este cenário, várias empresas vêm tentando ao máximo a redução nos seus custos, trazendo maior competitividade a seus preços e produtos.
A correta mensuração dos custos pode significar uma expansão da empresa no mercado ou levar a seu fracasso.
Várias ferramentas foram criadas para este fim e entre elas, encontra-se o método target cost ou custo meta que será abordado profundamente a seguir.
Conceito
O custo-meta (em inglês: target costing) é um sistema de gestão estratégica de custos e planejamento de lucros centrado principalmente nas fases de pesquisa, desenvolvimento e engenharia do produto, que guiado pelo preço de mercado, tem por finalidade obter o custo máximo aceitável de um produto, de maneira a alcançar uma rentabilidade razoável, satisfazendo clientes, considerando todo o ciclo de vida do produto e envolvendo toda a estrutura organizacional e cadeia de valor da empresa.
Entende-se que neste momento é de grande valia dizer que vários são os termos utilizados como sinônimos para definir o Target Costing, tais como, Custeio-Alvo e Custeio-Meta.
Para que haja maior clareza, nesta oportunidade serão apresentadas também definições de Target Cost (também chamado de Custo-Alvo ou Custo-Meta), na qual não se deve confundir com Target Costing.
“O custo-meta pode ser entendido como o valor de custo de um produto a ser alcançado pelo qual é possível cobrar um preço de venda suficiente para ser aceito pelo mercado consumidor e proporcionar o lucro desejado pelos acionistas”. (WERNKE, 2001, p. 81).
Em outras palavras, o Custo-Meta pode ser