Beneficios mercosul
O MERCOSUL trouxe diversos benefícios aos países participantes, principalmente em relação à economia.
O mercado comum facilitou a importação e exportação de produtos, com menor custo para os países envolvidos. Assim a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos puderam ser realizados com mais agilidade e rapidez. Tendo como resultado a ampliação do mercado de consumidores, possibilitando a obtenção de rendimentos de escala e a redução de custos.
Com base em pesquisas, o Ministério do desenvolvimento afirmou que após a junção desses países o comércio aumentou mais de sete vezes desde o ano de 1991. E em 2010 foram movimentados US$ 380 bilhões.
Houve também um aumento no Produto Interno Bruto (PIB), entre 7,5% e 8% de acordo com a Câmara de Indústria e Comércio do MERCOSUL e Américas (CCM).
Outro fator importante que o MERCOSUL trouxe foi o turismo, que vem crescendo cada vez mais. E este progresso ocorreu, pois os turistas podem viajar livremente sem passaporte pelos blocos e também pela facilidade de obtenção residencial permanente em outros países membros. Já aqui no Brasil, podemos observar que o turismo é grande na região de Santa Catarina que é visitado pelos Argentinos.
Vale lembrar que após a integração houve uma estabilidade democrática entre os países, “afastando” o aspecto de conflito entre os membros.
Assim as empresas podem expandir seus negócios para os outros países participantes de uma forma menos burocrática.
Ressaltando, além desses benefícios, outro aspecto importante é que o MERCOSUL possibilitou interesses de investimentos de estrangeiros, fazendo que a economia de cada país cresça ainda mais.