Custo meta
Target significa alvo, meta ou objetivo. A expressão target cost, significa, então, custo-alvo, ou seja, o custo que se deseja atingir na produção de determinado bem ou serviço,
2
para obtenção de preço que seja competitivo no mercado, e que garanta, ao mesmo tempo, lucro para a organização.
Segundo ROCHA & MARTINS (1998, p.1101), custo-alvo ou custo-meta é o custo máximo admissível de um produto para que, dado o preço de venda que o mercado oferece, seja possível alcançar o nível de rentabilidade desejada. Em outras palavras, é o montante de custo no qual a produção pode incorrer e ainda obter o lucro para determinado produto (ANSARI, 1997, p.2).
ROCHA (1999) acrescenta que o custo-alvo deve levar em conta também o preço-alvo e as margens objetivadas para cada elo da cadeia de valor, assim como o custo de uso e de propriedade para o consumidor. Desta forma, pode-se concluir que um conceito mais amplo de custo-alvo envolve o custo de propriedade, onde se inclui não só o preço pago pelo cliente, mas também os custos de manutenção e descarte do produto.
O alvo do gerenciamento de custos, segundo ROCHA (1999), é a diferença entre o custo estimado do produto e o custo-alvo. Este gerenciamento não se concentra apenas na redução de custos, mas também no planejamento de lucro e na busca de satisfazer o cliente em qualidade e pronta-entrega (MONDEN, 1999, p.27).
Esse processo de gerenciamento de custos recebe o nome de Custeio-Alvo. Para SAKURAI (1997, p.52), Custeio-Alvo é um processo estratégico de gerenciamento de custos utilizado para reduzir os custos totais nos estágios de planejamento e de desenho do produto, necessitando dos esforços de várias áreas da empresa, tais como: Marketing, Produção e Contabilidade.
A importância do Custeio-Alvo está associada, ainda, a dois fatores principais que são:
• A diminuição do ciclo de vida dos produtos, e
• A intensificação da concorrência internacional que impõe custos baixos