Ventilação pulmonar
Defina:
1) Ventilação Pulmonar
A ventilação pulmonar é a renovação do ar que vai pelas vias de condução até os pulmões, mais especificamente aos alvéolos. Este processo envolve o centro de controle da respiração, o tempo de inspiração e de expiração, os músculos da respiração, complacência pulmonar, volume corrente e volume minuto, além de outros. A perfusão é a passagem do sangue pelo capilar pulmonar, carreando o oxigênio para nutrição tecidual. Ela depende do débito cardíaco, da freqüência cardíaca, do retorno venoso e da resistência vascular periférica. A ventilação pulmonar e a perfusão são desiguais nos pulmões. A ventilação depende das posturas adotadas pelos indivíduos, depende da ação da gravidade ou de patologias pulmonares associadas, que podem reduzir a capacidade da ventilação.
2 ) Difusão
A difusão dos gases consiste na livre movimentação das suas moléculas entre dois pontos. As moléculas dos gases estão em permanente movimento, em alta velocidade, e colidem ininterruptamente, umas com as outras, mudando de direção, até colidir com novas moléculas. Esse processo gera a energia utilizada para a difusão.
A difusão de gases ocorre da mesma forma, no interior de uma massa gasosa, nos gases dissolvidos em líquidos como água ou sangue, ou através de membranas permeá- veis aos gases.
3 ) Perfuração
Perfusão, que consiste no processo pelo qual o sangue venoso alcança os capilares dos alvéolos, para as trocas gasosas.
4 ) Complacência de vias aéreas
A complacência do parênquima pulmonar depende da anatomia alveolar, dasqualidades elásticas do pulmão e do surfactante. Por isso reflete a distensibilidadedo tecido conjuntivo das vias aéreas, dos pulmões, dos vasos sanguíneos do tórax e da tensão superficial da interface alveolo-gás-líquido. A complacência pulmonar é a medida da variação do volume para umadeterminada variação de pressão, podendo ser definida pela seguinte equação: C=ΔV/ΔP. A complacência pulmonar