Custo de um empregado
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTARIA Custo efetivo da folha de pagamento
SÃO PAULO 2012 Universidade Cruzeiro do sul
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTARIA Custo efetivo da folha de pagamento
SÃO PAULO 2012
Qual é o custo de um empregado?
É comum ouvirmos que o custo de um empregado é muito alto no Brasil. Porém, quando se pergunta qual o custo efetivo de um empregado, as respostas nem sempre são uniformes.
Para auxiliar os empreendedores e empresários neste assunto, proponho uma análise, com abordagem simples e direta.
Determinando o custo de um empregado
Para determinarmos o custo de um empregado é preciso, inicialmente, analisar quais são os seus direitos, uma vez que tais direitos representam um custo para o seu empregador.
O empregado tem os seguintes direitos
1. Ter registrado na sua Carteira de Trabalho e Previdência Social seu contrato de trabalho, a partir do primeiro dia de trabalho.
2. Realização dos exames médicos admissional, periódico e demissional. Estes exames médicos, que visam verificar a saúde do empregado, serão realizados por empresa especializada contratada e paga pelo empreendedor.
3. Descanso semanal remunerado ou simplesmente DSR. A regra geral é que o empregado tem direito a um dia de descanso remunerado por semana, coincidindo tal folga preferencialmente com o domingo, além da folga nos feriados. Estas folgas são remuneradas, apesar do empregado não trabalhar nestes dias.
4. Salário mínimo ou piso salarial da sua categoria profissional, pagos até o 5º dia útil de cada mês, podendo receber adiantamento salarial