Como Calcular o EVA
Empresas são mais eficientes quando conseguem maximizar a relação custo/benefício. Em termos práticos, preferimos chamar de relação benefício/custo, ou seja Maximizar = Benefício/Custo, que traduzido para o mundo dos negócios, Benefício quer dizer Lucro e Custo significa Investimento. Melhor dizendo, as empresas são mais eficientes à medida que conseguem “tirar” o máximo de lucro em relação ao investimento realizado (ou capital empregado).
Portanto, o que a empresa deve fazer é maximizar sua relação Lucro/Investimento. Inicialmente, vamos discutir que lucro é este de que estamos tratando. Não é o lucro contábil, e sim o lucro econômico, chamado de EVA – Economic Value Added ou Valor Econômico Agregado.
O investimento demanda capital. Ou seja, $10.000 de investimento demandam $10.000 de capital e geralmente este capital de $10.000 é representado por capital de bancos (e assemelhados tipo debêntures, etc.) e capital de acionistas.
Tanto o capital de bancos como o capital de acionistas tem custo. O somatório de ambos os custo é o denominado custo do capital.
Portanto, das receitas de uma operação devemos retirar todos os custos da operação e todos os custos do capital empregado e quando houver sobra teremos lucro econômico (EVA positivo). Quando houver falta teremos prejuízo econômico (EVA negativo).
Resumindo:
Receitas
(-) Impostos sobre as receitas
(-) Custos da operação
(-) Despesas da operação
(=) Lucro operacional (LO) (-) IR/CSLL sobre o LO
(=) Lucro operacional líquido
(-) Custo do capital de terceiros
(=) Lucro líquido
(-) Custo do capital próprio
(=) Lucro ou prejuízo econômico (EVA)
Podemos ainda resumir o quadro acima da seguinte maneira:
(=) Lucro operacional líquido
(-) Custo do capital (terceiros mais próprio)
(=) Lucro ou prejuízo econômico (EVA)
Portanto, o que a empresa deve é:
Maximizar = EVA/Investimento
Como investimento é igual a capital empregado, temos:
Maximizar =