administração
A seguir é apresentada a fundamentação teórica, cujo foco está na rotatividade de pessoas, seus conceitos, suas causas e seus custos.
2.1 CONCEITO DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Segundo Milioni (2006, p. 165) rotatividade de pessoa é “a modalidade de estudo de pessoal que deixa a organização e de quem ingressa na mesma, assim como da movimentação interna do pessoal”. A rotatividade pessoal também conhecida como Turnover e na opinião de (Marras 2000, p.66) a rotatividade de pessoal é “o numero de empregados desligados da empresa num determinado período comparativamente ao quadro médio de efetivos”. Para Pomi (2005. P.1) Turnover ou rotatividade é “termo utilizado para caracterizar o movimento de entradas e saídas, admissões de desligamentos, de profissionais empregados de uma empresa, em um determinado período”. Já para Chiavenato (2002, p.178), o termo rotatividade de pessoal “ é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização”. Chiavenato (2002, p.178) corrobora com Marras sobre a maneira de quantificar a rotatividade pessoal, afirmando que:
A rotatividade de pessoal é expressa por meio de uma relação percentual entre as admissões e os desligamentos com relação ao numero médio de participantes da organização, no decorrer de certo período de tempo. Quase sempre, a rotatividade é expressa em índices mensais ou anuais para permitir comparações, seja para desenvolver diagnósticos, seja para promover providencias, seja ainda com caráter preventivo.
Conceituando rotatividade de pessoal (Turnover) apresento a visão de CHIAVENATO (2006), onde define a flutuação de pessoal entre as empresas e seu ambiente, sendo o resultado volume de pessoas de pessoas que entrar e saem das organizações, entende-se que se trata de uma empresa saudável, pois p capital humano existente e é mantido, exceto quando ela realiza esta