Análise dos custos para contratação e manutenção de empregados na construção civil - um estudo de caso na cidade de barreiras-ba.
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
CURSO DE CONTABILIDADE
DIEGO SOUSA LOPES
ANÁLISE DOS CUSTOS PARA CONTRATAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPREGADOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Um estudo de caso no município de Barreiras – Bahia.
BARREIRAS – BA
2012
DIEGO SOUSA LOPES
ANÁLISE DOS CUSTOS PARA CONTRATAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPREGADOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Um estudo de caso na cidade de Barreiras – Bahia.
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Contabilidade da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Monografia I.
Orientador: Esp. Fernando Linhares da Silva
Co-orientadora: Prof. Msc. Luciana Silva Moraes
BARREIRAS – BA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO. 4 2. JUSTIFICATIVA. 4 3. PROBLEMATIZAÇÃO. 5 4. OBJETIVOS. 6 4.1. OBJETIVO GERAL. 6 4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 6 5. METODOLOGIA. 6 6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 8 7. RECURSOS 11 7.1. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA 11 8. CRONOGRAMA 12 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO.
O setor da Construção Civil há cerca de três anos passa por tempos otimistas em todo País. Os motivos para esse fator são principalmente devido à ampliação do crédito imobiliário no Brasil através dos programas da Caixa Econômica Federal, bem como a realização de competições esportivas como a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Diante deste cenário, a construção civil se transformou numa esfera fundamental da economia brasileira. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON) do Estado de São Paulo, Sergio Watanabe (2011), a estimativa é de que o setor registrará taxas de crescimento na casa de 5% em cada um dos próximos cinco anos.
No entanto, diante de tal magnitude, nosso País a partir, principalmente, da Constituição Federal de 1988, na qual elevou os custos do trabalho em aproximadamente