Curvas de respostas a uma entrada degrau de sistemas de controle de segunda ordem.
Curso: Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial
Professor: Vitor Souza
Aluno: Igor de Almeida Camurça N° 20133060014
Turma: C306 4MN
Disciplina: Sistemas de Controle
Belém, 29 de janeiro de 2015Introdução O relatório a seguir faz referencia aos experimentos realizados em 22(vinte e dois) de janeiro de 2015, no laboratório de informática do Bloco E do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, que se tratam da construção de sistemas de segunda ordem a partir da frequência natural e do coeficiente de amortecimento e da observação da resposta do sistema a uma entrada em degrau unitário.
Relatório
Programas utilizados
Matlab
Simulink
No subitem I.1, que trata da construção de sistema de segunda ordem a partir da frequência natural e do grau d amortecimento, é dada a função representada na figura 1, onde o sistema na forma de equação de transferência é gerado com uma frequência natural de ⍵n = 2.4 [rad/seg] e o coeficiente de amortecimento de 𝞯=0.4, gerando a função de transferência correspondente através do comando Sys=tf[num,den], introduzido na Command Window do programa Matlab.
Figura 1. No sub item I.2, que trata da resposta a uma entrada degrau unitária, é necessário especificações da resposta transiete do sistema de segunda ordem a uma entrada em degrau unitário, pois as caracteristicas de desempenho desejadas para o sistema de controle são especificadas em grandezas no dominio do tempo. Donsiderando como exemplo a função de transferencia de malha fechada do seginte sistema:
Se tratando de um sistema sub amortecido com 𝞯=0.4 A resposta do sistema no domínio do tempo a uma entrada em degrau unitário (R(s)=1/s), é de :
Inserindo as linhas de comando no Matlab(Figura 2) para visualizar a resposta do sistema, obtemos os seguintes resultados observando a Figura 3:
Figura 2