Tcc Temperatura e Umidade
LABORATÓRIO DE CONTROLE I
Experimento 3:
APLICAÇÃO DE CONTROLADORES A SISTEMAS DE 1ªORDEM E
2º ORDEM
COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCENTES:
2010
OBJETIVO
Entender como se utilizam os controladores para melhorar respostas dos sistemas de 1ª ordem e de 2ª ordem quando excitados por uma entrada de pulso unitário e impulso.
INTRODUÇÃO
Um sistema que estabeleça uma relação de comparação entre a saída e a entrada de referência, utilizando a diferença como meio de controle, é denominado sistema de controle com realimentação. Um exemplo poderia ser o sistema de controle de temperatura de um ambiente. Medindo-se a temperatura ambiente real e comparando-a com a temperatura de referência, o termostato ativa ou desativa o equipamento de aquecimento ou resfriamento, de modo que assegure que a temperatura ambiente permaneça em um nível confortável, independente das condições exteriores.
Os sistemas de controle com realimentação são, com freqüência, denominados também sistemas de controle de malha fechada. Na prática, os termos controle com realimentação e controle de malha fechada são usados instintivamente. Em um sistema de controle de malha fechada, o sinal de erro atuante, que é a diferença entre o sinal de entrada e o sinal de realimentação (que pode ser o próprio sinal de saída ou uma função do sinal de saída e suas derivadas e/ou integrais), realimenta o controlador, de modo que minimize o erro e acerte a saída do sistema ao valor desejado. O termo „controle de malha fechada‟ sempre implica a utilização do controle com realimentação para efeito de reduzir o erro do sistema.
Discute-se agora o comportamento dos sistemas de 1ª ordem sem zeros para que as especificações de desempenho desses sistemas sejam definidas. Um sistema de 1ª ordem pode ser descrito pela função de transferência mostrada na Eq.(1). Se a entrada for um degrau unitário, onde R(s) =1/s, a transformada de