DICAS DAS PROVAS, BIBLIOGRAFIA E CURSOS - MPT
2ª FASE: prova subjetiva
Na segunda fase (a pior, penso eu) é preciso estudar previamente temas atuais, polêmicos e importantes para o MPT: terceirização, cooperativas, trabalho escravo, infantil, discriminação, MAT (meio ambiente do trabalho), contratação sem concurso pela administração pública, direitos humanos... Tem que ser didático e mostrar na prova que tu tem muita vontade de ser Procurador do Trabalho!
Revistas do MPT e da LTR. Essas revistas são importantíssimas! Elas ditam o que está em discussão no mundo do Trabalho e ditam com certeza as questões que surgirão nas provas discursivas. Eu li mais as revistas do MPT (tem no site da ANPT – www.anpt.org.br), pois as da LTr são muito caras.
Sobre a segunda fase, ainda, os gabaritos que constam no site oficial do MPT dão uma idéia do problema. Mas teve gente que fugiu dali - e fundamentou muito bem - e que também passou.
O mais importante é focar nas coordenadorias do MPT, ver o que fazem, os precedentes (orientações), os temas mais atuais, enfim, é um estudo mais específico, dentro do trabalho que o MPT desenvolve. É muito legal ler as últimas revistas, acompanhar diariamente a página na internet (do MPT e do TST), ler as notícias que saem lá, além da leitura de livros com temas específicos, como greve, trabalho escravo, sindicatos. Dá uma baita bagagem teórica!
Direitos humanos estão na ordem do dia, no MPT. Na última prova, caiu uma questão específica sobre a teoria de Canotilho a respeito das funções dos direitos fundamentais. Por isso é importante também estudar a banca, ou seja, ver o que fazem os membros da banca, os livros que publicaram, as linhas que seguem, para tentar deduzir o que podem perguntar na prova. Já havia lido o livro do Ingo Sarlet (Eficácia dos Direitos Fundamentais), para entender as grandes teses relativas ao tema.
É importante responder questões dos últimos concursos da 2ª fase do MPT e da magistratura, para tentar ter mais