Sistemas de segunda ordem
Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
Campus João Monlevade
1.Introdução:
Um sistema de controle é uma interconexão de componentes conectados ou relacionados, de maneira a comandar, controlar ou ajustar a si mesmo ou outro sistema.
Em Engenharia, sistema de controle adquire um sentido mais restrito, designando sistemas utilizados para controlar (ativamente) variáveis como temperatura, pressão e vazão em processos químicos, tensão e frequência em sistemas de geração e distribuição de energia, posição e velocidade angulares de motores, trajetória de veículos. Geralmente utilizamos os termos planta e processo, sem distinção, para designar aquilo que queremos controlar, embora o termo controle de processos esteja mais frequentemente associado ao controle de sistemas que envolvam variáveis como temperatura, pressão e vazão, presentes em indústria químicas, por exemplo.
Modelos de primeira ordem são utilizados para descrever um grande número de processos simples, como a velocidade de uma massa, a temperatura de um reator, o nível de um tanque ou a tensão num circuito RC série.
Este trabalho é um estudo dirigido de Sistemas de Segunda ordem. Um sistema de segunda ordem é completamente caracterizado pelos valores de ξ e ωn. Neste sistema é possível obter respostas quanto a estabilidade e dinamicidade de um sistema assim como também respostas para parâmetros como tempo de pico, tempo de assentamento e tempo de subida. A estabilidade é relacionada ao estudo no domínio da frequência, onde temos os pólos e zeros no plano S.
Neste trabalho será possível identificar as características da resposta ao degrau (curva de reação) de um sistema de segunda ordem onde o será estudado no domínio do tempo e no domínio da frequência e assim será possível simular através do software MATILAB as respostas e analises de parâmetros.
2.Revisão bibliográfica
A resposta de sistemas dinâmicos, a partir da função de transferência, é