Microbiologia Vírus da Sida
Instituto Politécnico da Guarda
Licenciatura em Enfermagem 1º Ano/1º Semestre
Guarda
Dezembro, 2014
Escola Superior de Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
Licenciatura em Enfermagem 1º Ano/1º Semestre
SIDA Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Trabalho elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Microbiologia e Parasitologia
Guarda
Dezembro, 2014
Introdução
No âmbito da disciplina de Microbiologia e Parasitologia, foi-nos pedido a realização dum trabalho sobre um vírus, escolhemos o vírus da SIDA.
A SIDA é uma doença que ainda não tem cura e cada vez mais descobrimos novos casos por todo o Mundo. Neste trabalho, irá constar o que é a SIDA, fases do vírua, da sua forma de actuação, se possui invólucro, a sua forma de transmissão, de actuação e como ele infecta.
O vírus não escolhe sexo, idade, nível socioeconómico, raça ou orientação sexual. Podem, portanto, ser infectadas todas as pessoas que tenham comportamentos de risco, como práticas sexuais desprotegidas, a partilha de objectos cortantes, agulhas e seringas.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/terapia-antirretroviral-nao-elimina-virus-hiv-do-semen
Caracterização do vírus VIH
O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivírus da família dos retrovírus. É constituído por moléculas de ácido ribonucleico (ARN), com uma única cadeia e possui envelope formado por proteínas.
Os retrovírus infectam predominantemente animais vertebrados. São conhecidos outros retrovírus que provocam síndromes de imunodeficiência adquirida noutras espécies de vertebrados, nomeadamente, o Vírus da Imunodeficiência dos Felinos e o Vírus da Imunodeficiência dos Símios.
Segundo as investigações feitas nesta área, o VIH pode ter evoluído a partir do Vírus de Imunodeficiência dos Símios encontrado nos chimpanzés da África