Curva Padrão Espectrofotômetro - Como fazer?
1- Abra o programa EXCEL
2- Digite os dados anotados na tabela na aula prática (utilizei números hipotéticos)
3- Selecione os dados com o mouse (com exceção do número de gotas – este você não usará agora)
4- No menu superior clique em INSERIR:
5- Em seguida, no menu LINHAS e escolha o gráfico assinalado:
6- O gráfico irá aparecer na planilha sobre a tabela, arraste-o para o lado da tabela:
7- Agora faça os ajustes no gráfico. Primeiro o eixo Y que indica a escala do pH, ela deve ir de 0 a 14 e não do jeito que está (0 a 8). Para isso você deve clicar com o mouse (botão esquerdo) sobre a escala de números (0 a 8) até que ela seja selecionada.
8- Em seguida, clique com o botão direito sobre a mesma área selecionada (0 a 8), abrirá uma caixa de diálogo, clique em FORMATAR EIXO.
9- Abrirá uma nova caixa de diálogo. Nas opções de eixo, valor máximo, clique em FIXO e altere o valor que estiver naquele local para 14. Em seguida, aperte o botão ENTER. A caixa irá se fechar automaticamente e o gráfico já se ajustará à nova escala (0 a 14).
10- Agora, faça a alteração no eixo X. Para isso, faça os mesmos procedimentos, selecione os números do eixo (botão esquerdo), clique com o botão direito para abrir a caixa de diálogos, mas agora, clique em SELECIONAR DADOS.
11- Abrirá uma nova caixa de diálogos, clique em EDITAR.
12- Nova caixa irá se abrir (RÓTULOS DO EIXO). Com o mouse selecione os dados do número de gotas (não selecione o título da coluna). Clique em OK.
13- A janela anterior voltará aparecer, agora com os números de gotas. Clique em OK novamente.
14- O gráfico já aparecerá alterado.
15- Agora, é só colocar o título dos eixos. Para isso, clique no menu DESIGN e em layout de gráfico, selecione a opção de gráfico através da barra de rolagem.
16- O gráfico ficará com a seguinte aparência:
17- Agora é só clicar sobre as palavras em negrito para