Relatorio 3 Determina O De Ferro Pelo Metodo Colorimetrico Do Tiocianato
Disciplina: Análise Instrumental
Professora: Eleonora M.Pereira de Luna Freire
Aluno: Ailson Pereira Carlos Eduardo Erickson
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA e QUÍMICA INDUSTRIAL
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL
Introdução e Definições:
Os métodos clássicos de determinação colorimétrica vêm sendo gradativamente substituídos dentro da área analítica, entre outros, pelos métodos de espectrometria de absorção atômica, muito mais eficazes. No entanto, a compra e manutenção desses equipamentos implicam em alto investimento por parte das instituições de pesquisa, o que faz com que os métodos colorimétricos continuem sendo uma alternativa, quando necessário, justificando seu contínuo aprimoramento.
Espectrofotômetro – são os equipamentos que medem a absorção/transmissão de radiação de soluções que contém os espécimes absorventes.
Análises Colorimétricas – a análise quantitativa é usada para determinar a quantidade (concentração) de um componente específico da amostra. A análise colorimétrica é uma técnica de determinação quantitativa, que compara a densidade de cor da amostra com a do padrão.
Padrões de Calibração – idealmente, os padrões de calibração deverão aproximar-se da composição das amostras para ser analisados não somente com relação à concentração do analítico, mas também com relação à concentração das outras espécies na amostra matriz. Método de Adição de Padrão – envolve a adição de um ou mais incrementos de uma solução padrão em alíquotas de amostra do mesmo tamanho. Cada solução é então diluída num volume fixado antes de medir suas absorbâncias. Isto deverá ser notado que quando a quantidade de amostra é limitada, adições de padrão podem ser de amostras realizadas por sucessivas introduções de incrementos de padrão para uma simples