curso TI
Steve Jobs, cofundador da Apple morto em 2011 e, durante muito tempo, CEO da companhia, ajudou a moldar a figura do Chief Executive Officer (executivo-chefe, em português) das modernas empresas de tecnologia. Distante da imagem mais sisuda de CEOs tradicionais, como Lee Kun-hee da sul-coreana Samsung, Jobs pavimentou a figura do CEO simpático, descolado e informal, preocupado em ser criativo e menos burocraticamente ligado aos negócios.
Mas, afinal de contas, o que é esse tal de CEO? Confira neste especial alguns dos mais importantes executivos-chefes de empresas de tecnologia e o papel que exercem.
CEO - Quem é ele?
CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que, em português, pode ser traduzido como executivo-chefe. O cargo é o mais alto a ser ocupado por um executivo de uma companhia, o responsável pelo gerenciamento de toda a organização.
O papel do executivo-chefe é o de, além de aplicar as decisões na prática, ser aquele que lidera as discussões, promove novas maneiras de pensar e que é o comunicador por excelência de uma organização. É também sua função trabalhar a relação com a imprensa e com tudo que envolva a companhia, mas que aconteça fora dela.
O CEO, no entanto, não tem "passe livre" para fazer o que quiser. Ele executa as decisões, mas responde diretamente ao conjunto de diretores da empresa. Na maior parte das companhias, existe um diretor que supervisiona o trabalho do CEO, a quem o executivo normalmente se dirige preferencialmente.
A relação com a mesa diretora, com o mundo externo e até mesmo o número de CEOs de uma mesma companhia é variável. Normalmente, o CEO trabalha diretamente com alguns subordinados: CBDO (executivo-chefe de desenvolvimento de negócios), CFO (executivo-chefe de finanças), COO (executivo-chefe de operações), CMO (executivo-chefe de marketing), CIO (executivo-chefe de informação), CCO (executivo-chefe de comunicação) e CAE (executivo-chefe de auditoria), CHRO