TI em curso
No entanto, não podemos garantir que os elementos armazenados na lista ocuparão um espaço de memória contíguo, portanto não temos acesso direto aos elementos da lista.
Para que seja possível percorrer todos os elementos da lista, devemos explicitamente guardar o encadeamento dos elementos, o que é feito armazenando-se, junto com a informação de cada elemento, uma referência para o próximo elemento da lista. Na figura abaixo ilustra uma lista encadeada.
Para criara uma estrutura de lista encadeada deveu usar o seguinte dado abstrato: private static class LISTA { public int num; public LISTA prox;
}
Podemos dividir as listas encadeadas em três tipos, simplesmente encadeada, duplamente encadeada e circular. Simplesmente encadeada é quando possuem um ponteiro para o próximo elemento e o ultimo elemento aponta para o vazio, forme mostra na figura abaixo.
Exemplo de um algoritmo: package listasimplesnaoordenada; import java.util.Scanner; public class ListaSimplesNaoOrdenada { //Definindo a classe que representará cada elemento da lista private static class LISTA { public int num; public LISTA prox; } public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // a lista está vazia, logo, objeto inicio têm o valor null, o objeto inicio conterá o endereço do primeiro elemento da lista LISTA inicio = null; // o objeto fim conterá o endereço do último elemento da lista LISTA fim = null; // o objeto aux é um objeto auxiliar LISTA aux;