Currículo do Orangotango
Grande convenção na florida Montanha Lara, cada clã resolvendo qual a melhor forma de se ministrar a educação para sua espécie. Aves, cobras, felinos, abelhas, formigas, até os peixes estão em uma lagoa próxima. Era um zum zum para lá, zum zum para cá que ninguém entendia nada. De repente surge uma macacada imponente e altiva anunciando a chegada do grandioso mestre, este carregado por outros macacos, com vestes douradas e face fecha para impor respeito, é um orangotango, em seguida o mesmo dispõe-se a falar – Bom dia, célebres vizinhos tendo em vista que nós, os macacos, há séculos somos testados pelos seres humanos, eles querem saber o segredo de tanta inteligência. Nos pegam para experimentos, na desculpa de nos terem como cobaias, porem, a verdade é outra, eles roubam nossa inteligência, e ainda promovem aos quatro ventos que são a espécie mais desenvolvida.
Não voam, não conseguem ficar debaixo d’água sem aparelhos mirabolantes, não possuem pelugem o bastante para se protegerem do frio, eles não têm desenvoltura nenhuma em se locomoverem pelas arvores. Ainda se acham evoluídos!
E no término do comentário do orangotango veio a serpente reclamar que, ao por teus ovos, os jacarés comem todos, logo ela esta há 5 gestações sem descendentes.
O coelho se queixa da onça que não o deixar descansar nem do almoço, pois esta fica correndo atrás dele a todo tempo.
Até o leão reclama das hienas que ficam à espreita para lhe roubar a cassa do dia. Enfim a fila de reclamações não para...
Após ouvir todas elas o mestre dos macacos se pronuncia novamente. – Após todos os relatos cheguei a uma conclusão, o problema aqui é falta de quem ensinar, e tendo em vista que todos aqui só pensam em si mesmos, tenho uma proposta. Farei grandes progressos na Montanha Lara.
O sol se põe todos se recolhem, todavia, o mestre tem seu sono roubado por tantos pensamentos. O dia torna a raiar, o orangotango de pé esta, cheio de planos para seu currículo da selva.