Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar.
O currículo escolar não lida apenas com o conhecimento escolar, mas com diferentes aspectos da cultura. Na escola moderna, a ênfase ainda recai sobre os conteúdos escolares, sem levar em conta que os mesmos fazem parte de um padrão cultural que é influenciado pelo currículo oculto. Em verdade, conhecimento é apenas uma das faces da cultura construída e reconstruída no ambiente escolar.
A seleção de conteúdos e procedimentos que comporão o currículo é um processo político. Ao propor uma determinada organização curricular, a sociedade realiza uma seleção histórica que reflete uma compreensão política do mundo, estando inserido num processo social amplo e multifacetado, onde se conclui que não é algo sempre igual, homogêneo e de significado óbvio.
O currículo é produzido pela experiência que abrange a vivência de situações individuais e/ou coletivas. É entendido como processo, historicidade, movimento e produção participada. É percurso de busca que deve sempre ser questionado e reavaliado, portanto é objeto de atualização permanente, sempre sintonizado com as novas realidades e necessidades.
Diante dessa realidade histórica, a escola a qual eu trabalho empreende uma série de iniciativas concretas, sendo uma delas a elaboração do planejamento anual com base no Referencial Curricular do Secretaria Municipal de Educação com vistas a coerência e continuidade da práxis educativa para os diferentes níveis da escolaridade, enfatizando a democratização do acesso e permanência com sucesso dos nossos alunos, visto que essa é uma proposta que privilegia ao educando o acesso não só ao espaço escolar, como também ao conhecimento que é construído no mesmo e fora dele. Desta forma acreditamos estar mais próximos da realidade concreta do educando, contribuindo mais efetivamente na construção de um sujeito capaz de ler e escrever sua própria história Referencial Curricular por significar “um norte, um caminho, uma rota” a ser construído