Curriculo
Currículo, Conhecimento e Cultura.
Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau.
Esta síntese apresenta elementos para reflexão sobre questões consideradas significativas no desenvolvimento do currículo nas escolas. Analisa a estreita vinculação que há entre a concepção de currículo e as de Educação debatidas em um dado momento. Nessa perspectiva, aborda a passagem recente da preocupação dos pesquisadores sobre as relações entre currículo e conhecimento escolar para as relações entre currículo e cultura. Apresenta a construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem.
Questões referentes ao currículo têm-se constituído em frequente alvo da atenção de autoridades, professores, gestores, pais, estudantes, membros da comunidade. Quais as razões dessa preocupação tão nítida e tão persistente? Será mesmo importante que nós, profissionais da educação, acompanhemos toda essa discussão e nela nos envolvamos? Não será suficiente deixarmos que as autoridades competentes tomem as devidas decisões sobre o que deve ser ensinado nas salas de aula? Mas o que entendemos por Currículo? Esta palavra associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento.
Currículo associa-se assim, ao conjunto de esforço pedagógico desenvolvidos com intenções educativas. Cabe-se destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeito alcançado na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebido pela comunidade escolar.