Quimica Experiência nº 1 (Separação de Misturas)
1. Qual é o resíduo que sobrou no papel de filtro?
O resíduo que sobrou no papel de filtro foi a Areia.
2. Quais os componentes obtidos em cada etapa?
Na primeira etapa utilizamos um imã para retirar a limalha de ferro de dentro do Becker. Alguns vestígios de ferro ficaram do Becker. Por isso, a equipe decidiu espalhar o restante da mistura sobre uma folha de papel. Em seguida, retiramos o restante da limalha de ferro.
Na segunda etapa, voltamos a mistura de areia e cloreto de sódio para Becker. Em seguida acrescentamos a água. Depois de construir o filtro de papel, o colocamos em funil. Logo em seguida, despejamos a mistura. No filtro de papel, permaneceu a areia e no Becker água misturada com o cloreto de sódio.
Na terceira etapa, aquecemos a solução de água com cloreto de sódio até que a água evaporar do Becker. O cloreto de sódio permaneceu no Becker.
3. Houve perda de massa dos componentes? Discuta.
Na primeira etapa, utilizamos o imã para separar a limalha de ferro da mistura com areia e cloreto de sódio. Ao tentar, separar a limalha do imã, parte do material caiu fora do recipiente. Na segunda etapa, ao retirar a areia do filtro, parte da arei ficou impregnada no papel ou passou pelo filtro. E finalmente, durante o aquecimento da solução com de água com cloreto de sódio, provavelmente em função da temperatura, cristais de cloreto de sódio respigaram para fora do Becker. Portanto, houver perda de massa dos componentes.
4. As frações obtidas são de substâncias completamente puras? Discuta.
Não. Observamos que os processos não são eficientes. Por exemplo, apesar de o imã atrair a limalha de ferro, notamos que no filtro de papel havia vestígios da limalha de ferro. Na segunda etapa, notamos a coloração da solução indicava que poderia haver areia dispersa na água com cloreto de sódio.
5. Discuta as vantagens e limitações de cada um dos métodos de separação utilizados.
A