RELATORIO DO LABORATORIO DE QUIMICA DO DIA 19
ENGENHARIA ELÉTRICA
ROBSON HENRIQUE VIEIRA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
Experiência nº 01: Separação de misturas.
Materiais utilizados: Areia lavada, Cloreto de sódio Nasceu (sal) e Limalha de Ferro.
Mistura: Areia + sal + limalha de ferro.
Foram unidos (misturados), todos os materiais, a areia o sal e o ferro, utilizando uma pequena espátula de madeira.
Objetivo.
O objetivo a seguir será separar cada um dos materiais da mistura, para isso será utilizado alguns outros materiais como: uma pequena peça de imã, um funil, um filtro de papel, água aproximadamente 20 mL, um béquer de 100 mL, um bico de Bonfim, um tripé e uma tela de amianto.
Procedimentos da separação etapa 01:
Foi colocada a mistura sobre uma superfície de papel, onde utilizando o imã que foi passado sobre a mistura, sendo que a limalha de ferro foi atraída pelo imã, resultando na separação parcial da mistura, sobrando na superfície a areia e o cloreto de sódio.
Procedimento da separação etapa 02:
Neste procedimento foram utilizados os seguintes materiais; um funil, um filtro de papel, um béquer 100 ml, um béquer contendo 10 mL de água e um suporte para funil.
Para proceder com a separação do restante da mistura (areia lavada e cloreto de sódio), foram acrescentados 10 mL de água a essa mistura; o processo de separação foi iniciado depositando a mistura dentro do filtro de papel o que resultou na separação da água e do cloreto de sódio da areia lavada a qual por sua vez permaneceu no filtro de papel.
Procedimento da separação etapa 03:
O restante da mistura (água e cloreto de sódio) deverá ser separado também; utilizando o béquer no qual esta mistura foi depositada, levamos ao aquecimento, utilizando um tripé, uma tela de amianto e um bico de Bonfim.
Conclusão; com a evaporação da água permaneceu no fundo do béquer apenas os resíduos sólidos do cloreto de sódio, terminando assim o experimento.
Equipamentos e utilidades
Fig. 1 – Suporte universal
Utilizado em operações