Curriculo na Educação infantil
A palavra currículo pode ser interpretada como um conjunto de dados sobre um determinado tema, criado para organizar e orientar diversas atividades, porém esse significado depende da maneira como é definido e por suas ocupações.
Currículo possui diversas definições, como sendo que algumas enfatizam as experiências que o aluno adquire em sua vida escolar e também disciplinas, métodos de ensino e conteúdos e utilizados por professores ou educadores com intuito de alcançar objetivos educacionais.
Na Educação infantil, um currículo bem planejado tem extrema importância, visto que é uma fase que exige uma maior atenção com interações envolvendo as crianças. A partir dele o aprendizado e o desenvolvimento do aluno pode se tornar mais fácil, podendo ser trabalhado com mais facilidade as necessidades existentes.
O currículo do aluno é construído em cada experiência e aprendizado, não somente vivenciado na escola, mas também com amigos, família e todo o seu cotidiano.
A criança possui vários aspectos que exigem atenção que são: afetivos, físicos e cognitivos, e cada um deles precisam ser trabalhados por meio da cultura e da linguagem.
É muito importante que na infância haja contato e boas relações com demais crianças e adultos. Relações interpessoais são fatores indispensáveis para o seu desenvolvimento, portanto devem ser tratadas com seriedade.
O educador deve manter uma boa relação afetiva com o aluno, fazendo com que a criança se sinta segura com suas emoções, devendo ouvir e respeitar suas opiniões e assim se tornando uma pessoa com a qual ela possa contar.
O contato com demais crianças tem grande importância, portanto devem ser estimuladas as brincadeiras e atividades em grupo, para que compartilhem suas duvidas e descobertas que se tornarão novos aprendizados.
A família também tem um papel muito importante no desenvolvimento infantil e para isso a instituição de ensino deve estabelecer uma