Resumo livro curriculo na educação infantil
Recentemente o trabalho desenvolvido com crianças de 0 á 6 anos foi reconhecido na legislação com caráter educativo, determinando-se normas para elaboração das propostas pedagógicas.
Para a elaboração do documento que constará as propostas pedagógicas é necessário que conste o objetivo, destinatário, quem o planejou, o tipo de documento e como será elaborado. Assim como alguns princípios que devem orientar a elaboração, implementação e avaliação de uma proposta como a Unidade (respeitar a diversidade de idéias e de práticas que se desenvolvem em uma Instituição), sistematicidade, consciência, necessidade, participação e envolvimento, compromisso, contextualização, consistência, coerência, e dinamismo e provisoriedade.
É indispensável que cada instituição organize a estrutura de sua proposta pedagógica, levando em consideração todos os itens mencionados e outros que julgar pertinentes, buscando uma interação coerente entre eles. Segue abaixo uma possível estrutura para um planejamento de uma proposta pedagógica:
• História da Instituição e de sua proposta pedagógica
• Contexto sociocultural no qual a instituição se insere
• Concepções norteadoras do trabalho
• Finalidades e objetivos
• Organização e gestão do trabalho que abrange:
- o currículo (experiências a serem trabalhadas com as crianças na escola organizando todos os saberes, conhecimentos, valores e práticas que possibilitam o cuidar e educar as crianças);
- organização dos tempos (tempo e regime de funcionamento na proposta pedagógica dividido em duas vertentes: institucional e cotidiano do trabalho)
- organização de espaços, equipamentos e matérias (utilizados pelas crianças e profissionais)
- organização das crianças (inclusão de todas ao meio social)
- organização das metodologias de trabalho (procedimentos, posturas, estratégias e ações em relação ao desenvolvimento do trabalho)
- organização dos instrumentos de