Natureza e Significado do Jogo como Fenômeno Cultural
Leia o texto “Letrar é mais que alfabetizar”, de Magda soares, que está na brochura (p.71) e, em seguida, responda às questões abaixo.
1. O que significa dizer que letrar é mais que do que alfabetizar, segundo Magda Soares?
A alfabetização e o letramento caminham juntos, lado a lado, como as duas faces de uma mesma moeda, ou seja, são divergentes, porém ambas se complementam. Diante das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança e também do adulto analfabeto no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: alfabetização (sistema convencional da escrita) e letramento (práticas sociais que envolvem a escrita e a leitura). Por isso, Magda Soares afirma que letrar é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, nesse processo não basta apenas juntar letras para formar palavras e reunir palavras para compor frases, deve-se compreender o que se lê, assimilar diferentes tipos de textos e estabelecer relações entre eles.
1. Que justificativa a autora apresenta para o aparecimento do termo letramento no contexto brasileiro?
A autora afirma que as palavras letramento e letrar não aparecem em dicionários atuais, aparecendo apenas em um dicionário do século passado, portanto, caracterizadas como antigas. O termo atual da palavra letramento proveio da palavra literacy da língua inglesa. Literacy vem do latim littera que quer dizer letra, mais o sufixo cy que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Portanto literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Está subentendido que a escrita traz consequências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas. Nessa perspectiva, letramento é estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter se apropriado da leitura e da escrita.
2.