Fichamento sobre a cultura
Educação Física e o Conceito de Cultura
Objetivo desta obra é discutir os principais autores e obras da educação física nos últimos anos tendo como eixo a questão da “cultura".
Resumo da obra:
INTRODUÇÃO
A partir da década de 1980, o predomínio biológico passou a ser questionado, realçando a questão sociocultural na educação física. O corpo era visto como conjunto de ossos e músculos e não expressão da cultura, o esporte era apenas passatempo ou atividade que visava o rendimento atlético e não fenômeno político, a educação física era vista como área exclusivamente biológica e não como uma área que pode ser explicada pelas ciências humanas. Hoje não causa mais polemica afirmar que a educação física lida com conteúdos culturais.
A cultura é o principal conceito para a educação física, porque todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural, desde os primórdios da evolução até hoje, expressando- se diversificada mente e com significados próprios no contexto de grupos culturais específicos.
Evidentemente ainda se vê muita confusão no uso da expressão "cultura" na educação física. Neste livro o autor analisa o termo pelos vários autores da educação física nos últimos anos, partem do olhar da antropologia social, destacando dois autores, Marcel Mauss e Clifford Geertz.
Marcel Mauss trabalha com dois conceitos: 1° de "fato social" propunha uma totalidade na consideração do ser humano, englobando os aspectos fisiológico, psicológico e sociológico. 2° de "técnicas corporais", maneira pela qual os seres humanos de forma tradicional e específica utilizam o corpo.
Clifford Geertz procurou romper ao mesmo tempo, com a visão de cultura originária do iluminismo, a concepção evolucionista típica do século XIX e a concepção "psicológica”. Para ele, a cultura é a própria condição de vida de todos os seres