Fadiga
Conduzir não é uma tarefa fácil menos ainda quando se trata de trajetos longos. As viagens de muitas horas podem causar fadiga e cansaço, esta sensação de sono e mal-estar generalizado costuma acontecer com mais frequência nas primeiras horas da manhã e depois de comer. Uma boa parte dos acidentes de trânsito são provocados pela fadiga ao volante e é necessário tomar algumas medidas para evita-la. Mais vale adiar umas horas da sua viagem ou parar a meio do caminho e não correr risco de se cansar ou adormecer ao volante. sobre como evitar a fadiga ao volante.
20% dos acidentes são causados por motoristas sonolentos ao volante, segundo dados da Associação Brasileira do Sono.
Como evitar:
7 horas é o tempo mínimo que um motorista deve dormir por dia antes de pegar a estrada.
Deve descansar horas suficientes, de modo a evitar o aparecimento de sonolência que é tão peigoso.
É recomendável que pare de duas em duas horas ou a cada 200 km para esticar as pernas e todo o corpo.
Deve estar bem hidratado, para além de beber água, pode ajuda-lo beber refrigerantes (especialmente as colas) uma vez que o seu elevado teor em açucares proporciona os níveis necessários de glicose para o cérebro de modo a manter-se concentrado na estrada e raciocinar inclusivamente mais rápido do que o habitual perante a presença de um obstáculo.
Também é recomendável o use de óculos de sol, especialmente durante os dias de verão, para impedir que os raios solares incomodem ou impeçam a sua visão.
Não consumir álcool nem drogas, não só pela sua segurança mas também pela segurança do resto dos passageiros e dos outros condutores.
Ventilar o carro, a temperatura ideal deverá andar perto do 21ºC.
Se notar que está cansado, não continue a conduzir e pare imediatamente numa zona onde não perturbe a circulação. Os principais sintomas serão: piscar os olhos constantemente, redução da eficácia das manobras, tédio ou ansiedade, etc.
20% dos acidentes são causados por motoristas