libras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LIBRAS
Andrea
Rosimeire
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) Entregue como requisito para conclusão da disciplina “Libras” ,sob orientação do Professor-tutor a distância Daniela Viliegas Barreto.
Santo André, Novembro
2012
LIBRAS
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e compreender sua responsabilidade com a cultura surda e seu desenvolvimento linguístico cognitivo, afetivo e sócio cultural.
1º Relatório:
No aspecto médico as pessoas consideram os surdos como incapazes e associam a surdez como deficiência mental, com isso muitas vezes esse atraso no diagnóstico causa um atraso na introdução da aquisição de línguas desenvolvendo problemas na aprendizagem.
Entretanto os surdos tem o mesmo potencial das pessoas ouvintes, principalmente se tiverem um ambiente linguístico apropriado O fator linguístico é um fator importante no desenvolvimento cognitivo de individuo surdo.
Duas importantes concepções de surdez seria a clínica terapêutica que entende a surdez como patologia, visando medicação, o tratamento, a normalização do surdo e os trata de forma assistencialista. A outra é sócio antropológico, que entende a surdez como uma experiência visual, uma forma distinta de perceber o mundo e que tem um sentido diferente histórico, politico e social.
No aspecto social a sociedade cria situações de exclusão deixando os surdos, a margem das questões sócias tanto politicas, como culturais e educacionais. Essa situações de exclusão acontecem porque o surdo não é visto através de suas potencialidades, mas sim como