Curriculo e mediações na educação infantil
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL
CURRÍCULO, MEDIAÇÕES E INSTITUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MANAUS – AM
2013
ROSIMEIRE MARIA FREIRE ZANETTI
CURRÍCULO, MEDIAÇÕES E INSTITUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Texto solicitado pelo Professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito, ministrante da Disciplina Currículo, Mediações e Instituições na Educação Infantil, para obtenção de nota da Unidade II, atividade 3 Turma 05 – Tutora Stella Hubner
MANAUS – AM
2013
Investigação do Currículo na Escola da Educação Infantil
Quais são princípios e os aspectos pedagógicos que definem a organização curricular, dos tempos e dos espaços na educação infantil? (especialmente com o texto de Carmem Barbosa)
Quais são as áreas, as habilidades e os materiais mediadores da organização pedagógica na Educação Infantil? (especialmente com o texto de Tizuko Kishimoto).
Segundo Carmem Barbosa e Tizuko Kishimoto, quando reivindicamos para a educação infantil a função de ser um lugar de educação e cuidado para as crianças, famílias e profissionais, pensamos em alguns princípios, aspectos, áreas, habilidade e materiais mediadores, que definem a organização curricular.
De acordo com Carmem, reafirmando as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (1999) foram desdobrados alguns princípios educativos visando a sua concretização na prática.
Diversidade e singularidade – Garantir que as crianças tenham respeitados seus ritmos, mas também propor trabalhos diversificados que contemplem diferenciados modos de pensar e operar sobre o mundo, propondo práticas educativas que integrem a atenção e o respeito às particularidades das crianças em seus modos de produzir significados no e com o grupo.
Democracia, Sustentabilidade e participação - Promover e garantir a abertura à participação das crianças, e também, a efetiva abertura à participação dos professores, profissionais e