Curiosidade Biologica
1) Chinchila.
É um mamífero roedor da família Chinchillidae, que é nativo da região do Andes, que por causa de seu comportamento dócil e calmo ganhou popularidade como animal de estimação por volta dos anos 60, e hoje são considerados vulneráveis no estado selvagem.
A pelagem da chinchila é cerca de trinta vezes mais suave que o cabelo humano e é muito densa com vinte mil pêlos por centímetro quadrado, essa característica faz com que umas de suas três espécies a lanígera seja criada em cativeiro para produzir a pele mais fina e cara do mundo, que normalmente é cinza azulada, mas pode ser de coloração preta que a deixa mais valiosa ainda.
Sendo seu pêlo tão suave impede que o animal seja infestado por pulgas, mas também impede que seja molhado, assim quando as chinchilas estão em seu habitat natural tomam banho de cinzas vulcânicas.
Fontes:
acessado em 22 abr. 2013 acessado em 22 abr. 2013
2) Bonsai.
Bonsai significa arvore em bandeja em japonês, mas foi cultivado primeiramente por chineses em 200 d.C, e eram conhecidos também por Penjing naquela época.
Alem de ser apenas uma planta em um vaso raso, o bonsai tem que ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura, assim tendo padrões de crescimento, e efeitos de gravidade sobre os galhos.
O cultivo de bonsai hoje é um passatempo no mundo inteiro, existindo diferentes métodos de cultivo e seis diferentes estilos de poda que são:
Chokan – estilo reto formal, tronco reto
Moyogi – estilo reto informal, tronco sinuoso
Shakan – estilo inclinado, tronco inclinado
Kengai – estilo cascata, arvore se dirige para fora da lateral do vaso
Han tensoi – estilo semi cascata, semelhante ao kengai, porém não chega a altura da base do vaso
Fukinagushi – varrido pelo vento, troncos moldados pelo vento
Fontes: acessado em 22 abr. 2013 acessado em 22 abr. 2013
Rio Grande, 22 de abril de 2013.