motivação e emoção
A teoria dos instintos deixou de ser usada para explicar o comportamento humano em virtude de três motivos: Os comportamentos humanos mais importantes são aprendidos;
Raramente o comportamento humano é rígido, inflexível e encontrado em toda espécie, como é o caso dos instintos;
Atribuir todo possível comportamento humano a um instinto correspondente não explica nada.
2) O que significa o termo “comportamento motivado”, segundo a teoria da redução de impulsos. O comportamento Motivado - É uma tentativa de reduzir o desagradável estado de tensão do corpo causado pela fome ou sede, por exemplo, e fazer com que ele torne ao estado de homeostase, ou equilíbrio.
3) Quais as categorias em que são divididos os impulsos? Descreva-as.
Impulsos primários e impulsos secundários:
Os impulsos primários - São inatos, encontrados em todos os animais e motivam comportamentos vitais para a sobrevivência de um indivíduo ou de uma espécie.
Os impulsos secundários - Os seres humanos em particular, também são motivados por impulsos secundários, adquiridos por meio da aprendizagem.
4) Diferencie Motivação Intrínseca de Motivação Extrínseca.
Na motivação intrínseca, as recompensas são originadas da atividade em si. Nesse caso, dizemos que o comportamento é intrinsecamente recompensador. Enquanto na motivação extrínseca, refere-se às recompensas que não são obtidas da atividade e sim como consequência desta. As recompensas são externas em relação à atividade.
5) Explique porque nem sempre fica claro se o comportamento é motivado intrínseca ou extrinsecamente, de acordo com o exemplo citado no texto.
Porque em geral não temos como saber o que pensamentos, sentimentos ou desejos íntimos motivaram a pessoa (ou como no caso, a criança) a praticar tal ação. A menos que ela verbalize ou tenhamos comportamentos preexistentes para nos orientar.
6) Descreva a teoria de Maslow.